sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A ESCRAVIDÃO JÁ ACABOU?

Diferenças entre negros e brancos existiu e continua existindo até hoje, diferenças que podemos perceber de varias formas e comparações no século IXX o negro era discriminado e escravizado e em pleno século XXI ele continua sendo discriminado e escravizado por boa parte de uma sociedade hipocrita que se declara livre de preconceitos raciais mais que agi ao contrario do que diz, isto é lamentavel.

E por que digo que a discriminação e escravidão continuam? porque é algo que acontece no nosso dia-a-dia como também baseado em varias pesquisas que mostram as diferenças enormes entre negros e brancos como por exemplo: Os melhores cargos das empresas brasileiras são ocupados por brancos e em raros casos onde um negro ocupa uma função de destaque ele ganha a metade que um branco ganha pra fazer a mesma função. veja á algumas semanas estava assistindo uma reportagem sobre construção civil forão entrevistadas duas pessoas o ajudante de pedreiro de cor negra e o engenheiro da obra de cor branca. E a escravidão que falei no inicio? é só refletir um pouco para constatar este outro fato.A escravidão oficialmente acabou e isto fazem cerca de 120 anos, porém eu pergunto: Como era a vida do negro na epoca da escravidão? pelo que sei ele era explorado por seus donos para trabalhar, vendidos como se fossem objetos e não tinham direitos a salario a não ser o direito de a alimentação, ora será mesmo que a escravidão acabou? pois os negros vivem menos, ganham menos, o ascesso a educação pricipalmente de nivel superior é menos em relação aos brancos, pois bem diante de tantas desigualdades surgem algumas perguntas será se o negro do século XXI não continua sendo escravo? se o que ele ganha mal dá pra alimentar sua familia ele trabalha feito escravo e ganha muito mal, então que diferença tem o negro do seculo XXI para o do seculo IXX? para mim poucas são as diferenças apesar de termos grandes avanços importantes como: A criação do dia 20 de Novembro com o dia da coisciencia negra, campanhas contra o preconceito racial e criação de leis que condenam o racismo ainda assim o negro de hoje é escravo de um preconceito camuflado e do muito trabalho e baixo salario.
O meu objetivo com este comentario é que ele não seja mais um texto sobre preconceito mais que a parti dele você passe a ser um agente transformador dos graficos das desigualdades e para isso entendo ser um bom começo você faze a si mesmo a seguinte pergunta: Quantos amigos (as) negros (as) eu tenho? e a parti da resposta buscar ter e aumentar no seu ciclo de amizades pessoas da cor negra, porporcionando assim uma maior valorização da cor negra como da branca também.

É ou não é amigos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário